Planejamento financeiro é importante para todas as empresas. Você tem feito isso na sua? Gerir uma empresa é uma grande missão, principalmente no que diz respeito à sua organização financeira. Com tantos gastos com funcionários e com o Fisco, tudo precisa ser mantido em ordem. É importante  que um diagnóstico da empresa seja estabelecido, assim a tomada de decisões será mais intuitiva. Os investimentos  serão mais inteligente e se tornarão mais eficazes.

Preparamos algumas dicas para auxiliar você na hora de produzir um planejamento:

1. Mantenha em ordem as obrigações fiscais 

A regularidade com o Fisco é uma das coisas mais importantes nesse caso. São muitos detalhes, legislações e normas a seguir. Para não ter grandes problemas tudo precisa ser regularizado e estar em ordem. 

2. Indicadores financeiros

Alguns indicadores financeiros como, ticket médio, rentabilidade e liquidez, são alguns exemplos que contribuem para a vida do gestor ficar mais simples. 

3. Software de gestão 

Ferramentas que auxiliam essas análises e planejamentos, também devem ser pensadas. O sistema precisa ser seu aliado, ele deve fornecer os dados que você mais precisa.

4. Organização 

Independente do seu ramo e do seu sistema, você precisa manter a organização. Esse um dos pontos mais importantes para que tudo saia da melhor maneira possível. As informações precisam estar corretas e atualizadas. 

5. Coloque na ponta do lápis, planilha

Comece anotando tudo o que você pretende ganhar ao longo de um período, ou seja, planeje seu faturamento. Depois, planeje tudo o que você vai gastar ao longo de um período.  Construa os Demonstrativos Financeiros que lhe darão uma visão consolidada da sua situação financeira no ano. Assim você poderá avaliar seu progresso.

6. Mas e se a empresa for pequena? 

Para realizar um planejamento financeiro em pequenas empresas, o gestor precisará de algumas ferramentas para auxiliá-lo como:

    1. Conhecer as necessidades da pequena empresa;
    2. Conhecer os objetivos da empresa para aquele período de tempo;
    3. Levar em consideração o mercado em que a empresa está inserida;
    4. Analisar o histórico da empresa e suas demonstrações contábeis.

7. Separe o dinheiro 

Não confunda o caixa da empresa com o seu. Misturar as coisas pode ser um caminho sem volta e assim afetar o desempenho da empresa. 

Agora que você já tem conhecimento destas dicas, coloque em prática! Se precisar de ajuda, conte conosco para facilitar o gerenciamento de sua empresa. O DotBSC ajuda você verificar o desempenho da sua empresa. Assim, a tomada de decisões fica mais fácil, acelerando o alcance de suas metas.

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