Velocidade de download e upload de dados mais rápida, cobertura mais ampla e conexões mais estáveis. Assim promete ser a quinta geração de internet móvel, a 5G. Esta tecnologia trata-se da melhor utilização do espectro de radiofrequência, através de ondas eletromagnéticas. Isto permite que mais dispositivos acessem a internet móvel ao mesmo tempo. A expectativa com a 5G é que surjam módulos de antenas de telefonia menores, que ficariam próximas ao chão e propagariam ondas milimétricas entre vários transmissores e receptores. Por isso, a cobertura seria mais ampla. 

A quinta geração de internet móvel poderá possibilitar coisas que há tempo atrás eram inimagináveis. A tecnologia 5G poderá permitir que:

*Robôs, sensores e outras máquinas se comuniquem;

*Profusão de drones contribuam com missões de busca e salvamento, avaliação de incêndios e monitoramento de tráfego, todos se comunicando sem fio uns com os outros e com bases terrestres;

*Veículos autônomos "conversem" entre si, leiam mapas e dados de tráfego em tempo real;

*Vídeos para dispositivos móveis sejam quase instantâneos e sem falhas;

*Videochamadas se tornem mais claras e menos irregulares,

*Dispositivos para exercícios possam ser usados para monitorar a saúde do indivíduo em tempo real, notificando os médicos assim que houver qualquer emergência;

*A velocidade de download seja 10 a 20 vezes mais rápida que a 4G; 

Já pensou se aquele filme que você levava 40 minutos para baixar, levasse apenas três minutos? Graças à 5G, isso será possível. Espera-se, ainda, que a rede 5G gere um ecossistema massivo para a Internet das Coisas (na sigla em inglês IoT - Internet of Things). Ou seja, as redes poderão atender às necessidades de comunicação de bilhões de dispositivos conectados, com um equilíbrio justo entre velocidade, latência e custo. 

Cada vez mais as pessoas se conectam à internet. Com a IoT, haverá a interconexão digital de objetos cotidianos com a internet. Mas nem só de impactos positivos vive a tecnologia. Em publicação do CanalTech, de 12 de novembro de 2019, 180 cientistas de 35 países, incluindo o Brasil, se mostram preocupados sobre as consequências da 5G para a saúde humana. As ondas milimétricas desta tecnologia não alcançam longas distâncias e isto aumenta consideravelmente a exposição das pessoas a campos de radiofrequência eletromagnética.

 Os cientistas acreditam que essa exposição pode ter consequências ainda não testadas a longo prazo, como:

*Aumento do risco de câncer;

*Estresse celular;

*Aumento de radicais livres prejudiciais;

*Danos genéticos;

*Mudanças estruturais e funcionais do sistema reprodutor;

*Déficit de aprendizado e memória;

*Desordens neurológicas;

*Impactos negativos no bem-estar geral dos humanos.


O grupo argumenta que os atuais padrões de saúde relacionados a este tema estão obsoletos e protegem a indústria, não a saúde?

5G no Brasil

De acordo com matéria do jornal Hoje em Dia, publicada em julho de 2019, a tecnologia 5G de telefonia móvel e transmissão de dados está sendo testada por operadoras no Brasil. A expectativa de início na maior parte do país é entre o fim de 2020 e o início de 2021. Segundo a publicação, a TIM, operadora de telefonia brasileira, montou três pontos de desenvolvimento e testes da rede no Brasil, em Campina Grande (PB), Florianópolis (SC) e Santa Rita do Sapucaí.


Fontes: BBC News/TecMundo/CanalTech/Hoje em Dia