Priorizar tarefas, levar menos tempo para execução e diminuir o retrabalho no seu negócio, é fundamental neste mundo extremamente competitivo entre as empresas. Muitos negócios durante o seu dia a dia de trabalho repetem processos administrativos, financeiros ou de execução do trabalho de forma incansável, e por isso, acabam tomando muito tempo e esforço da equipe de colaboradores. A tecnologia, não é nenhuma novidade como uma ferramenta impulsionadora dos negócios, e por isso, utilizá-la a seu favor é fundamental para empresas de sucesso.

O fato de automatizar processos está intimamente ligado com a decisão de tonar o seu propósito de negócio mais eficiente. Um sistema de gestão eficiente, por meio da integração dos setores e da substituição da repetição de tarefas por colaboradores humanos pela digitalização, torna a rotina de produção mais eficiente do que anterior a utilização deste sistema.

Um exemplo disso, foi a rede de lojas Magazine Luiza. De acordo com matéria publicada no site Proxxima, a Magazine Luiza transformou-se em uma plataforma de marketplace e inteligência artificial, uma vez que, através da sua exponencial expansão (com previsão de abrir mais de 60 lojas apenas este ano), o seu atendimento consequentemente precisou ser repensado para conseguir atender de forma efetiva a todos que decidirem comprar na loja online ou física. Tudo isso, conta com o crescente atendimento por chatbots, assistentes virtuais, da qual a digital Lu é a principal ferramenta.

Um outro exemplo de automatização de processos, é o envio de mensagens (seja via sms ou e-mail) para o consumidor informando cada etapa do processo de compra de algum produto. Desde o momento em que a compra é aprovada, até o momento em que o produto sai para entrega, informar o consumidor através de mensagens, mostra como o seu negócio se importa e efetivamente está trabalhando para fazer o melhor que pode. Além de melhorar a sua imagem perante aos consumidores, estará assegurando que está fazendo da melhor maneira possível. Essa simples automatização digital do processo, além de poupar tempo da equipe de colaboradores, traz um crescimento em potencial na forma como os consumidores vêem o seu negócio.

Ou seja: automatizar processos faz muito bem para o seu negócio. Mas como o título deste post prometeu, vamos listas três grandes motivos para você implantar automação de processos no seu negócio



1.     Os riscos de erros por falha humana serão diminuídos 

Uma vez que os processos são digitalizadas, o sistema será encarregado de realizar tarefas que anteriormente eram executadas pela sua equipe. Sendo assim, os riscos por falha humana serão diminuídos exponencialmente, uma vez que o sistema irá realizar de maneira metodológica o que lhe for incumbido.

2. Monitoramento de resultados

O monitoramento de resultados será feito de maneira muito mais prática. O sistema de gestão fornecerá planilhas e gráficos, apontando os principais resultados. Acompanhado disso, dados que apontam aonde estão os gargalos da empresa, principais custos e gestão de estoque auxiliarão o gestor na tomada de decisões. 

3. Maior velocidade de resposta

O seu negócio poderá responder mais rapidamente aos seus consumidores. Atender a demanda sentida é fundamental para a imagem de uma empresa que se preocupa com os seus clientes. Mas também, quando necessitar de gráficos e planilhas atualizadas com dados em tempo real para poder tomar decisões assertivas, a velocidade de resposta será fundamental, e neste caso com um sistema de gestão, ela será momentânea. 


Esse post convenceu você que automatizar processos é fundamental para o seu negócio obter sucesso? Ou ficou com mais dúvidas? Quer saber mais? Entre em contato com nossa equipe. Nós vamos até você.




 1 Matéria disponível no link a seguir: http://www.proxxima.com.br/home/proxxima/blog-do-pyr/2017/10/03/magazine-luiza-se-transforma-em-plataforma-de-marketplace-e-inteligencia-artificial.html


 2 Site disponível para acesso no link a seguir: http://www.proxxima.com.br/proxxima